A história da Tecelagem de Pedro II

Conheça a história da tecelagem artesanal no município de Pedro II, no Piauí. Uma das principais tipologias de artesanato do estado.

A história da produção em tecelagem no Piauí passa pelo município de Pedro II, localizado na região serrana a 195 km de Teresina. Sua fonte de economia principal é a agricultura de subsistência. E também o artesanato na produção de redes de dormir, colchas, tapetes e toalhas e a extração da opala, pedra semipreciosa encontrada no município.

Tudo começou no final do século XVII, anos de 1895 e 1896, com a chegada do padre Joaquim de Oliveira Lopes, vigário da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. Que traz em sua companhia as irmãs Honorinda, Mariana e Severa. Que tiveram a responsabilidade de introduzir os processos do ensino de confeccionar redes de dormir e teares de grade.

Já no século XIX, os padres alemães, Lotário e Norberto deram maior motivação aos processos de produção. E com a organização do setor, funda a primeira Cooperativa de tecelagem e amplia o número de grupos comunitários de produção. Por essa razão a ação dos missionários alemães continua sendo importante, principalmente no que diz respeito ao intercâmbio comercial estimulando na colocação de produtos na Alemanha.

Associação Artesanal Xique-Xique

A criação da Associação Artesanal Xique-Xique de Pedro II, foi um resultado expressivo do crescimento da tecelagem no município. Na qual vem sendo apoiada pela Comunidade Solidária, através do Programa de Artesanato e Geração de Renda.

A Associação “criou asas” e tornou-se independente (pertencia antes do Projeto, a um grupo de produção da Fundação Mandacarú). Logo, imprimiu uma linha básica de produção centrada no fazer tradicional dos pontos antigos e resgatados como: Ponto “Olho de pombo”, “tapeueirana”, “catado” e muitos outros.

Detalhes da rede feita em Pedro II

Lançou também uma coleção bem utilitária como: colcha de cama, rede, jogo americano, mochila, sacola para viagem, necessaire, produtos estes direcionados às novas tendências de mercado. Lá são confeccionadas peças diversas em teares de grade e de parede.