Sala do empreendedor está presente em mais de 140 municípios piauienses

Sala do empreendedor está presente em mais de 140 municípios piauienses

Sala do empreendedor está presente em mais de 140 municípios piauienses

Nesse local é possível emitir a Carteira Nacional do Artesão 

A Sala do Empreendedor é uma parceria das Prefeituras Municipais com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas- SEBRAE, e tem como objetivo desenvolver os pequenos negócios e o fomento da economia das cidades. 

A Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (SUDARPI), também é parceira e funciona como um ponto avançado das salas. Além disso, divulga os benefícios, mobiliza e capacita os artesãos, emitindo carteiras e promove o desenvolvimento do artesanato local, com a participação em feiras e em exposições nacional e internacionais.

De acordo com o Superintendente da SUDARPI, Jordão Costa, os resultados dessa parceria são positivos. “Em fevereiro de 2021, nós só tínhamos a presença da Superintendência em quatro municípios: Teresina, Floriano, Pedro II e Parnaíba. Hoje nós já estamos em mais de 140 municípios piauienses”, afirma Jordão.

Carteira Nacional do Artesão – CNA 

É um importante instrumento dos artesãos. A carteira é gratuita e traz benefícios como a possibilidade de participação em oficinas e cursos de artesanato; participação em feiras nacionais e internacionais, isenção do ICMS na comercialização dos produtos, acesso à nota fiscal avulsa de Emissão Eletrônica (e-NFA), facilidade de acesso ao crédito.

Segundo a responsável  pela articulação da Sala do Empreendedor na Sudarpi, Isadora Fernandes, nas cidades em que não existe a sala do empreendedor, o artesão tem a opção de procurar a Secretaria de Cultura ou outra secretaria no município que esteja à frente da emissão de carteiras. “Temos cinco casos de municípios que não têm secretaria de cultura, mas estamos na cidade através de outras secretarias. Então, o artesão pode procurar o polo onde é realizado a emissão da carteira e levar a documentação para solicitar a CNA”, destaca Isadora.

Deixe uma resposta