Mandu Ladino

Mandu Ladino

“Um espírito libertador, guerreiro e desbravador”

Indígena nascido em Altos ou São Miguel do Tapuio. Foi criado numa aldeia missionária de padres capuchinhos, provavelmente na Paraíba ou Pernambuco, com o nome de Manuel (ou Mandu).  Naquela época, os colonizadores causavam terror às tribos. Os homens eram mortos, as mulheres aprisionadas para serem escravas, inclusive sexuais, e as crianças, eram retiradas das aldeias e levadas para as missões católicas. A alcunha Ladino deveu-se aos combates que fez a frente dos bárbaros que assolavam a região das duas margens do rio Parnaíba.

Após passar a infância entre os padres, ao completar 14 anos de idade, Mandu teria fugido da Missão vindo para o Piauí, para as imediações do município de Alto Longá. Ao chegar, foi aprisionado, passando a trabalhar como escravo-fazendeiro, até que escapou, durante um ataque de índios selvagens à Fazenda. A fuga terminou na tribo dos Aranis, onde Mandu mostrou sua liderança e tornou-se cacique. Começava o período, que deu a ele, a fama de aterrorizar os brancos. Promoveu revoltas contra colonos e fazendeiros que tentavam se apoderar das terras que compreendiam as margens do Longá e baixo Parnaíba, na região norte do estado.

Comandou a sublevação geral dos tapuias do norte reunindo Aranis, Potis, Cariris e outras tribos inimigas, formando uma nação de índios rebelados, cujas lutas duraram de 1712 até 1718, no Porto das Barcas. Terminou sendo abatido quando atravessava a nado o Rio Igaraçu, provavelmente em 1717, em Parnaíba. Entre os séculos XVII e XVIII, lutou contra a colonização branca, tornou-se líder e morreu, em 1716, como guerreiro, no Porto das Barcas, em Parnaíba.

Fontes consultadas:

>> BASTOS, Cláudio de Albuquerque. Dicionário Histórico e Geográfico do Estado do Piauí. Teresina: Fundação Cultura Monsenhor Chaves, 1994, p. 600.

>> Biografia | Mandu Ladino

>> Mandu Ladino

>> Mandu Ladino: herói indígena

>> O guerreiro Mandu Ladino

Deixe uma resposta