Artesãos piauienses comercializam mais de 119 mil em produtos em feira nacional
O Estado do Piauí reuniu nos cinco dias de evento, o trabalho de seis artesãos e duas entidades representativas que apresentaram a nossa identidade cultural através do artesanato.

O Salão de Artesanato acontece anualmente em Brasília, sendo considerado como um dos maiores eventos que une as riquezas do artesanato nacional. Neste ano, na sua 17ª edição, reuniu as diversidades artesanais possibilitando a comercialização e divulgação dos produtos de 22 estados brasileiros.
O artesanato piauiense foi um dos destaques no evento comercializando mais de 119 mil reais, e beneficiou mais de 30 artesãos piauienses. O Estado do Piauí reuniu nos cinco dias de evento, o trabalho de seis artesãos e duas entidades representativas que apresentaram a nossa identidade cultural através das variadas técnicas, como a arte santeira, opala, cestaria e cerâmicas.
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), foi responsável pela seleção através de um edital de chamamento público e o transporte das peças artesanais até o local do evento.

As feiras nacionais são uma excelente oportunidade para apresentar e conectar o artesanato local com os outros estados. De acordo com o superintendente da Sudarpi, Ícaro Machado, o artesanato piauiense é bem procurado em feiras nacionais. “Nesses eventos podemos mostrar o nosso valor e inspirar os outros com a nossa arte, pois oferecemos uma variedade de tipologias, onde cada peça única é feita com habilidades desenvolvidas de geração em geração. Assim, é necessário manter o nosso artesanato em destaque para expandir esse trabalho que é o nosso patrimônio cultural e sustento de muitas famílias”, finaliza.
Deixe uma resposta