José de Morais Correia

José de Morais Correia

“Um líder inconteste da industrialização do Piauí”

José de Moraes Correia (Coronel Zeca Correia), nasceu em 19 de março de 1885 na Parnaíba (PI).  Foi presidente da Associação Comercial da Parnaíba, presidente do Sindicato das Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado do Piauí, diretor regional do SESI (1955-1966), presidente do Conselho Regional do SENAI (1955-1966), membro do Conselho de Representantes da Confederação Nacional da Indústria e sócio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Parnaíba, depois incorporado ao Sindicato dos Jornalistas do Piauí, criado em 15 de outubro de 1959.

Foi Moraes Correia que trouxe o primeiro automóvel para o Piauí, introduziu o primeiro rádio receptor no estado, construiu usina elétrica para iluminar Amarante. Sob sua inspiração e orientação, foi construído, pela Associação Comercial da Parnaíba, da qual era presidente, o Canal de São José, entre outras importantes campanhas cívicas em favor de Parnaíba, como a manutenção da ortografia original no nome da cidade (Parnahyba) e a campanha em defesa do SESC.

Exímio jogador, deu todo apoio à fundação do Parnahyba Sport Club, cujo estádio foi construído sob sua direção. José de Moraes Correia casou-se, em 1916, com Almira Basto Correia, filha do primeiro médico parnaibano formado, João Maria Marques Basto, e com ela teve nove filhos: Maria, João, Adélia, José, Maria do Carmo, Joana Rita, Luiz, Vanda e Francisco.

José de Moraes Correia faleceu no Rio de Janeiro, no dia 2 de abril de 1978.

Fontes consultadas:

>> PASSOS, Caio. Cada rua sua história. Parnaíba: Imprensa oficial do Ceará: 1982, p. 106.

>> Grandes vultos que honraram o Senado /001137838.pdf (senado.leg.br)

Deixe uma resposta