Sudarpi faz cadastro de Identificação Nacional do Artesão na Feira dos Municípios

Sudarpi faz cadastro de Identificação Nacional do Artesão na Feira dos Municípios

O cadastro está sendo feito no estande da Sudarpi, no Centro de Convenções de Teresina, até o dia 24 de setembro

Carteira Nacional do Artesão

A Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi) participa da Feira dos Municípios do Piauí oferecendo os serviços de cadastro e renovação da Carteira Nacional do Artesão, que é a identificação nacional do artesão. 

Para realizar o cadastro, o artesão deve apresentar os seguintes documentos: Foto 3X4 (recente); comprovante de residência (atual); CPF e RG; PIS/Pasep ou NIT (se contribuir com o INSS). Além disso, deve mostrar fotos ou vídeos do seu produto artesanal mostrando o domínio da técnica.

A coordenadora do Artesanato Piauiense, Paloma Fontinele, explica que a carteira nacional promove benefícios ao artesão como a participação em feiras de artesanato nacional e internacionais, em oficinas e cursos de artesanato. Além do acesso a incentivos fiscais, como a isenção do ICMS na comercialização dos produtos artesanais. 

“A identificação do artesão é muito importante e fazê-la de forma itinerante na feira possibilita o acesso rápido dos artesãos dos municípios piauienses a esse serviço ofertado pela Sudarpi”, destaca a coordenadora. 

A Feira dos Municípios do Piauí vai até o dia 24 de setembro, no Centro de Convenções de Teresina (CCT), e o artesanato piauiense tem um espaço especial para a divulgação e comercialização dos produtos que transmitem a arte, a cultura e a história do nosso estado. Arte santeira, bordados, crochê, tecelagem, cestaria, bonecas e laços, biojoias, cerâmica, opalas, produtos religiosos e reciclagem estão presentes na feira.

Deixe uma resposta