Sudarpi encerra edital para participação de artesãos na FENABA 2025 e anuncia nova seleção
A decisão foi tomada com base em fatores técnicos e administrativos que inviabilizaram a continuidade do processo seletivo.

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), comunica, nesta sexta-feira (15) o encerramento do Edital de Chamamento Público nº 001/2025, que tinha como objetivo selecionar artesãos individuais, mestres artesãos e entidades representativas (como associações, cooperativas e grupos produtivos) para compor a delegação piauiense na 2ª edição do Festival Nacional de Artesanato na Bahia (FENABA), que ocorrerá entre os dias 09 e 12 de outubro de 2025, na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA).
A decisão, publicada por meio de termo de encerramento oficial, foi tomada com base em fatores técnicos e administrativos que inviabilizaram a continuidade do processo seletivo. Entre os principais motivos estão falhas operacionais no sistema de inscrição, a baixa adesão de artesãos e a necessidade de adequação do edital às novas diretrizes estabelecidas pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), que recentemente atualizou as normas para participação em feiras nacionais.
Segundo o superintendente da Sudarpi, Ícaro Machado, a medida busca garantir a legalidade, a transparência e o fortalecimento da representação piauiense em feiras de artesanato. “Entendemos a importância de oferecer igualdade de condições a todos os artesãos do nosso estado. Por isso, optamos por encerrar este edital e lançar outro, com todos os ajustes necessários, já alinhado às novas exigências do PAB. Nosso objetivo é garantir uma seleção justa, ampla e tecnicamente sólida, que valorize de fato o talento e a diversidade do artesanato piauiense”, destaca.
Novo edital com cronograma atualizado
O novo edital será publicado hoje (15), com as atualizações exigidas e um novo cronograma de inscrições. A expectativa é ampliar a participação dos artesãos piauienses na FENABA 2025.
A SUDARPI reforça que permanece à disposição para prestar todos os esclarecimentos necessários aos artesãos e entidades interessadas, e reafirma seu compromisso com a seriedade, a valorização e o desenvolvimento do setor artesanal em âmbito estadual e nacional.
Deixe uma resposta