As inscrições para oficinas “Férias Criativas” seguem abertas até o dia 10 de janeiro

As inscrições para oficinas “Férias Criativas” seguem abertas até o dia 10 de janeiro

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas de forma presencialmente ou on-line.

Ainda dá tempo de garantir vaga nas oficinas “Férias Criativas”. A programação especial será realizada na Casa do Artesão Design Mestre Albertino, em Teresina, e oferece ao público a oportunidade de vivenciar técnicas tradicionais do artesanato piauiense.

A iniciativa é promovida pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), e tem como objetivo aproximar o público do fazer manual e valorizar o espaço da Casa do Artesão como ambiente de formação e cultura.

As inscrições seguem até o dia 10 de janeiro de 2026 e podem ser feitas presencialmente na Casa do Artesão Design Mestre Albertino ou de forma on-line, pelo site www.artesanatopiauiense.pi.gov.br e pelas redes sociais oficiais (@artesanatopiauiense).

As oficinas acontecem nos dias 12, 14 e 16 de janeiro, sempre com duração de três horas. As vagas são limitadas e cada oficina conta com apenas 12 participantes. A taxa de inscrição é de R$ 30,00.

Programação das oficinas:

  • 12 de janeiroArte Santeira, com o artesão Francisco Filho, abordando a produção de imagens e elementos típicos da arte santeira do Piauí.
  • 14 de janeiroPalha de Carnaúba, ministrada pela artesã Elisângela Pereira, com foco nas técnicas de trançado e modelagem da palha.
  • 16 de janeiroQuilling, conduzida pela artesã Cristiana Raulino, ensinando a técnica de enrolar e modelar tiras de papel para criar objetos decorativos.

De acordo com o Superintendente do Artesanato Piauiense, Ícaro Machado, a programação das oficinas “Férias Criativas” é uma oportunidade de aproximar a população das técnicas artesanais do Piauí, além de valorizar o espaço da Casa do Artesão. “As oficinas oferecem uma experiência no universo do artesanato, onde qualquer pessoa pode aprender diretamente com artesãos e compreender o valor cultural dessas técnicas. E aprender tudo isso dentro de um espaço que foi pensando para a valorização do artesanato e do artesão torna tudo mais especial e gratificante”, afirma.

Com a programação de Férias Criativas, a Sudarpi abre o calendário de 2026 fortalecendo a relação entre artesãos e comunidade, além de ampliar oportunidades de aprendizado e valorização da cultura piauiense.

Para realizar sua inscrição clique no link.

Deixe uma resposta