Sudarpi promove o evento Vivências do Artesanato Piauiense nesta quinta-feira (20)
O evento marca o início de uma colaboração entre a tradição artesanal e o design moderno para a CASACOR Piauí 2025.

Em uma iniciativa que promete unir a tradição do artesanato piauiense à inovação do design, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), promove nesta quinta-feira (20), às 10h, o evento Vivências do Artesanato Piauiense, na Casa do Artesão Design Mestre Albertino, localizada na Central de Artesanato Mestre Dezinho.
O objetivo do encontro é criar uma conexão entre os artesãos e os arquitetos que irão integrar a CASACOR Piauí 2025, um dos maiores e mais aguardados eventos de arquitetura e design do estado.
De acordo com Ícaro Machado, superintendente da Sudarpi, a proposta é dar aos artesãos a oportunidade de mostrar seus produtos e técnicas aos profissionais da arquitetura, além de estimular o diálogo entre as duas áreas criativas. “Esse encontro abre portas para que artesãos e arquitetos possam explorar juntos novas formas de aplicar as técnicas tradicionais em projetos contemporâneos. Ao integrar o artesanato em um evento de grande porte como a CASACOR Piauí, a Sudarpi reforça a relevância da cultura e do trabalho artesanal para o desenvolvimento da identidade do estado, criando também novas oportunidades de visibilidade e negócios para os artesãos. Queremos que o evento seja um marco na valorização do que é feito em nosso estado, com foco na troca de saberes, práticas e possibilidades de colaboração no futuro próximo”, destaca.
O Vivências do Artesanato Piauiense será um espaço dedicado à exibição de peças e processos artesanais, com a participação de artesãos que dominam técnicas como bordado, arte em madeira, cerâmica e quilling (filigrana em papel).

Segundo a Gerente da Casa do Artesão Design Mestre Albertino, Juliana Galvão, a idealização do evento visa destacar o artesanato como um elemento essencial da cultura piauiense, ao mesmo tempo em que incentiva o surgimento de novas parcerias entre o design moderno e as tradições locais. “Estamos criando um novo espaço de visibilidade para o artesanato, um mercado que se destaca ainda mais com a interação com arquitetos e designers, especialmente pensando em um evento de grande porte como a CASACOR Piauí. É uma forma de valorizar nossas raízes e projetar o trabalho artesanal para o futuro”, afirma.
Além da importância cultural e social, o evento também se insere no contexto econômico, setor que tem demonstrado um crescimento significativo nos últimos anos, com a arte piauiense ganhando cada vez mais reconhecimento. Ao conectar o artesanato com o design e a arquitetura, o Vivências do Artesanato Piauiense reforça a intenção de criar novos nichos de mercado, fortalecer a economia local e preservar as tradições culturais.
Deixe uma resposta