Emissão digital da Carteira do Artesão já pode ser testada no aplicativo Gov.pi

Emissão digital da Carteira do Artesão já pode ser testada no aplicativo Gov.pi

Iniciativa simplifica o processo e amplia o acesso a políticas públicas e oportunidades para artesãos piauienses.

O Governo do Piauí deu mais um passo importante para modernizar os serviços públicos e fortalecer o setor artesanal: a Carteira Nacional do Artesão agora pode ser solicitada e renovada de forma digital pelo aplicativo Gov.pi Cidadão. Em uma reunião de alinhamento realizada hoje (18), na Etipi, os órgãos envolvidos apresentaram a plataforma que entra em fase de testes, prometendo simplificar o processo e garantir mais acesso aos artesãos de todas as regiões do estado.

A iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), a Secretaria do Planejamento do Piauí (Seplan) e a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi).

A Carteira Nacional do Artesão é um documento oficial que identifica o trabalhador do setor e abre portas para importantes benefícios. O documento reconhece oficialmente a atividade artesanal em todo território nacional e permite que o artesão participe de feiras promovidas pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). Além disso, os artesãos cadastrados têm acesso a vantagens como a isenção de impostos na venda de suas peças, o que facilita a circulação e valoriza, ainda mais, seus produtos no mercado nacional e, também, favorece o acesso a programas de capacitação. 

O superintendente da Sudarpi, Ícaro Machado, reforça a relevância da iniciativa para o artesanato piauiense. “Foi muito produtiva essa reunião de alinhamento com a equipe que desenvolveu essa plataforma incrível, que vai agregar ainda mais ao artesanato piauiense. A partir de agora, os artesãos do nosso estado poderão fazer a emissão e a renovação de suas carteiras de artesão através dessa plataforma, que está dentro do aplicativo Gov.pi. Esta é uma iniciativa que busca alavancar, ainda mais, a emissão das carteiras e facilitar o acesso dos artesãos, especialmente dos municípios mais distantes. Nosso objetivo é alcançar mais pessoas, ampliar a emissão em todo o estado, que é bem extenso, e descobrir novos talentos do artesanato”, enfatiza. 

Ícaro Machado ainda destaca que todo o sistema já foi finalizado e que agora vai ser iniciada a fase de testes com os artesãos do Piauí. “Então, quem deseja obter a carteira não pode deixar de se cadastrar no Gov.pi, o aplicativo da cidadania piauiense. Contamos com a participação de todos nesse primeiro momento de testes, que inclui as primeiras emissões. Em breve, teremos o lançamento oficial, quando poderemos mostrar à população piauiense os resultados desse trabalho”, finaliza. 

Segundo Andrea Nunes, técnica de monitoramento da Seplan, o trabalho de implementação do serviço foi intenso e está chegando à fase final. “Foram várias reuniões, quase um ano de trabalho, e agora estamos na última reunião de alinhamento para que esse serviço seja lançado e testado, para que as carteirinhas dos artesãos comecem a ser feitas de forma digital. Hoje, o artesão vai poder, de longe, fazer tudo pelo Gov.pi: anexar os documentos, fazer a carteira digital e, se precisar e quiser, ele pode ir na Sudarpi pegar sua carteirinha de forma presencial”, destaca. 

Para Nayara Duarte, técnica da ETIPI, a inovação traz mais rapidez e segurança. “Agora, com o lançamento dentro da plataforma do Gov.pi Cidadão, esse processo para solicitar a Carteira do Artesão, que antes era muito morosa, foi encurtado. O artesão poderá preencher tudo digitalmente, ter acesso aos seus documentos em casa, revisar as informações com calma e acompanhar o andamento da solicitação. Caso haja alguma pendência de informação ou documentação, ele poderá editar e enviar os dados solicitados pelo órgão. Após a emissão, a carteira poderá ser acessada digitalmente, sem precisar se deslocar até o órgão emissor. Esse lançamento traz mais rapidez, transparência e facilita o acesso a um documento que oferece diversos benefícios para a vida do artesão”, enfatiza. 

Durante a fase de testes, os artesãos já podem acessar o aplicativo Gov.pi Cidadão, realizar o cadastro e experimentar a nova forma de emissão digital da Carteira Nacional do Artesão. Com essa iniciativa, o Piauí une tradição e tecnologia, fortalecendo a identidade cultural do estado e reconhecendo a importância dos artesãos que mantêm vivo o artesanato piauiense.

Deixe uma resposta