Sudarpi premia lojas da Central de Artesanato Mestre Dezinho com o selo “É artesanal, tem na Central!”
O selo reconhece e fortalece as lojas que preservam a autenticidade e a identidade do artesanato piauiense.

Nesta terça-feira (18), a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), realizou no espaço da Casa do Artesão Design Mestre Albertino a entrega oficial do selo “É artesanal, tem na Central!”, a 12 lojas da Central de Artesanato Mestre Dezinho.
Participaram da solenidade o secretário da Cultura, Rodrigo Amorim, o superintendente da Sudarpi, Ícaro Machado, o deputado estadual, Fábio Novo, o secretário executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares e os representantes das 12 lojas contempladas com o selo.

O selo foi criado para reconhecer e fortalecer as lojas que preservam a autenticidade e a identidade do artesanato piauiense, assegurando ao público que esses espaços trabalham com produtos artesanais locais. Para receber o selo, as lojas passaram por uma avaliação conduzida pela comissão montada pela Sudarpi, que considerou critérios como a predominância de produtos artesanais, organização do espaço e a qualidade do atendimento.
Durante a cerimônia, o superintendente da Sudarpi, Ícaro Machado, ressaltou a relevância da iniciativa. “Esse selo é muito importante para a gente dar uma certificação para o turista, entender a origem do produto que ele está comprando, para levar para casa um produto que representa, de fato, o artesanato piauiense. É ressaltar e valorizar as lojas que têm um bom artesanato, que trabalham com o melhor do artesanato piauiense”, fala.

A entrega do selo representa o início de uma nova etapa para as lojas contempladas, com foco na valorização do artesanato piauiense. A proposta inclui também um trabalho contínuo de curadoria, com atualizações periódicas do selo. A expectativa é que, futuramente, outras lojas possam participar do processo e alcançar a certificação, contribuindo para a construção de um padrão de excelência no artesanato produzido no estado.

Áurea Brandão, da loja Opalas Pedro II, destacou a importância do selo como forma de valorização e reconhecimento dos produtos locais. “Eu acho que todos os lojistas deveriam lutar por esse selo, porque cada cliente que entrar vai ver o quanto a gente se esforçou para atender aos critérios exigidos. Isso transmite segurança para o cliente, que se sente confiante ao levar nossos produtos para casa”, frisa.
Além de funcionar como um selo de confiança, a certificação também impulsiona a visibilidade das lojas, contribuindo para o aumento das vendas e da visitação. A ação é vista como o início de uma nova etapa para os empreendimentos beneficiados, que passam a integrar uma rede de promoção e reconhecimento do artesanato local.

Renata Damiana, da loja AL&Joias, ficou muito lisonjeada em receber esse selo. “Sabemos que com esse selo a gente vai ter mais visibilidade nas nossas peças. A expectativa é que aumente muito mais os visitantes, que eles conheçam mais o nosso trabalho, não só o nosso das pedras de opala, como todo artesanato. E a gente só agradece e estamos esperando muito mais clientes para a loja”, comenta.
O momento também contou com a presença do secretário de Cultura, Rodrigo Amorim, que destacou que a entrega do selo integra um processo mais amplo de qualificação e organização dos espaços culturais da cidade. “A importância de pensar grande é justamente essa: conseguimos trazer as pessoas de volta para o Centro, o que não foi uma tarefa fácil. Não se trata apenas de reformar os equipamentos, mas de criar espaços mais confortáveis e acessíveis. Unidos conseguimos elevar o trabalho de todos e fortalecer o artesanato piauiense”, destaca.

A iniciativa busca fortalecer o setor, fazendo com que o selo funcione como um espelho da identidade e da qualidade que se espera do artesanato piauiense. Para Ana Paula, da loja Bordados da Caatinga, da Fundação Ruralista, a conquista do selo representa uma garantia para os clientes e turistas que visitam a Central. “Nós participamos da seleção do selo e fomos contemplados. Ficamos muito felizes, porque ele assegura para os visitantes que nossa loja tem essa certificação de que nossos produtos são 100% piauiense e artesanais”, enfatiza.

A entrega do selo representa um marco para as lojas contempladas, que agora passam a contar com uma certificação oficial de qualidade e autenticidade. Josielton Sousa, artesão e lojista da Arte Santeira, agradeceu pela conquista do selo e destacou o impacto da iniciativa. “Desde já, quero agradecer por mais esse avanço que agrega valor à arte santeira, especialmente à loja Arte Santeira, que reúne não apenas obras de minha autoria, mas também de vários artesãos. Todos os trabalhos são 100% piauienses. Esse selo valoriza e reconhece nosso esforço, e nos incentiva a buscar ainda mais melhorias no nosso processo. Só tenho a agradecer”, finaliza.
Com a entrega do selo “É artesanal, tem na Central!”, o governo do estado reforça o compromisso com a valorização e o desenvolvimento do artesanato piauiense. Conheça as lojas premiadas com o selo “É Artesanal, tem na Central!:
- Loja 2 – Art Mãe
- Loja 5 – Doces Art’s
- Loja 6 – Artes da Terra
- Loja 7 – Joias e Gemas
- Loja 8 – AL&Joias
- Loja 15 – Tia Maria
- Loja 16 – Opalas Pedro II
- Loja 19 – Arte Santeira
- Loja 22 – Associação da Central de Compras das Bordadeiras de Teresina – ACCBT
- Loja 23 – Cerâmica Serra da Capivara
- Loja 24 – Artes do Piauí Artesanato
- Loja 25 – Bordados da Caatinga
Deixe uma resposta