A Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense promove mobilização para emissão de carteiras do artesão em várias cidades

A Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense promove mobilização para emissão de carteiras do artesão em várias cidades

A Secretaria de Estado da Cultura, através da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense, realizam uma mobilização para cadastrar artesãos e artesãs no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro – SICAB. E conta com uma parceria entre as prefeituras municipais, o Sebrae através das Salas do Empreendedor e as entidades de artesanato fazendo com que os artesãos tenham acesso às políticas públicas.

O preenchimento do cadastro pode ser feito através do endereço eletrônico: http://artesanatobrasileiro.gov.br/acesso ou manualmente por meio de um formulário impresso. Assim como, para realizar o cadastro, o artesão deve dirigir-se à sala do empreendedor, a prefeitura do seu município, a secretaria de cultura, ou até, mesmo à uma associação ou cooperativa de artesanato.

O objetivo é cadastrar artesãos em todo o estado do Piauí. Essa ação faz parte de um projeto da Sudarpi, sendo assim, a finalidade é atender as necessidades dos artesãos valorizando à cultura, e o fortalecimento produtivo do artesanato, garantindo assim, a identidade profissional e o acesso aos benefícios da carteira do artesão que são:

Acesso a programas de financiamento;
Inserção de ICMS na comercialização dos produtos;
Acesso à nota fiscal avulsa de emissão eletrônica (e-NFA);
Participação em feiras e eventos nacionais e internacionais;
Acesso a oficinas de capacitação e qualificação.

A parceria que antes era com 4 municípios, hoje conta com 102 municípios, sendo 61 salas do empreendedor, e 41 prefeituras a fim de alcançar os artesãos de cada cidade do estado.

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