Acontecerá de 18 de novembro a 6 de dezembro o XVII Salão de Arte Santeira do Piauí e I Salão Nacional de Arte Santeira – Piauí na Central de Artesanato Mestre Dezinho

Acontecerá de 18 de novembro a 6 de dezembro o XVII Salão de Arte Santeira do Piauí e I Salão Nacional de Arte Santeira – Piauí na Central de Artesanato Mestre Dezinho

Convite para o Salão de Arte Santeira

Dentre as atividades produzidas no Piauí, a arte Santeira é a que mais se destaca não só pela sua beleza, mas pelo seu acabamento e as premiações fora do estado, sendo assim, a Secretária de Cultura do Estado do Piauí – SECULT por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense – SUDARPI, selecionou oito mestres e/ou artesãos de outros estados como São Paulo, Rio de janeiro, Belo Horizonte, Maranhão e Goiás, para que possam divulgar e expor sua arte no I Salão Nacional de Arte Santeira – Piauí, e selecionou 14 mestres e/ ou artesãos piauienses para a divulgação de suas peças no XVII Salão de Arte Santeira do Piauí. 

O Salão de Arte Santeira faz parte do calendário cultural do Piauí  e acontecerá do 18 de novembro as 18h até o dia 6 de dezembro na Central de Artesanato Mestre Dezinho, oferecendo  a oportunidade de comercialização e divulgação aos artesãos piauienses e agora com o I Salão Nacional de Arte Santeira promovendo também a oportunidade para conhecermos a cultura da santeira fora do estado, enriquecendo a exposição com a diversidade de características presentes nas peças.

Neste ano o salão terá como tema São Francisco o inventor do presépio que de acordo com o superintende do artesanato Jordão Costa esse tema fez a união das duas características da Arte Santeira piauiense, “ A primeira característica é que São Francisco é um dos santos mais reproduzidos pelos santeiros piauienses e a segunda característica é que por ser o inventor do presépio e o salão acontecer durante a época natalina um tempo de renovação da esperança e recomeço da cultura e artesanato do nosso estado”, completou. 

O presente evento terá como homenageado o Mestre Araújo, uma figura importante no cenário do artesanato piauiense. Natural de Domingos Mourão (PI), começou a esculpir suas obras com 9 anos de idade, em sua cidade natal, o seu tio Mestre Expedito, o levou para perto de Mestre Dezinho para ajudá-los na construção das portas da igreja da Vermelha em Teresina. Atualmente, mestre Araújo mora em Pedro II, o santeiro tem suas obras expostas em várias partes do mundo como Alemanha, Itália, Espanha, França, Portugal, dentre outros. O artista foi escolhido como homenageado para o XVII Salão de Arte Santeira do Piauí e o I Salão Nacional – Piauí, “Esse ano escolhemos o mestre Araújo por atualmente ser um grande representante da arte santeira no Piauí, pela sua história, legado e pela forma da sua expressividade na sua arte”, declarou Jordão Costa. 

O evento tem como objetivo a valorização da arte, da cultura, impulsionar a comercialização, a divulgação e visibilidade aos artesãos. As peças inscritas ficarão expostas para comercialização durante o XVII Salão de Arte Santeira e I Salão Nacional de Arte Santeira – Piauí. Para fins de participação foi adotado as seguintes modalidades para a Salão Estadual: Esculturas em madeira, Entalhe em madeira e Artes visuais em superfícies planas com as premiações de 1° Lugar – 3.000,00; 2° Lugar – 2.000,00 e 3° Lugar – 1.500,00 e para o Salão Nacional foram adotas as categorias  escultura em madeira e entalhe em madeira que terá as premiações de 1° Lugar – 5.000,00; 2° Lugar – 3.000,00 e 3° Lugar – 2.000,00. 

Alem disso, durante a abertura do evento a SUDARPI fara a homenagem ao Roberto Broder que foi um grande incentivador do artesanato piauiense e anunciará os projetos que estão sendo desenvolvidos em parceria com Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí – Piauí Fomento, a Secretária de Estado da Educação – SEDUC e Coordenadoria de Comunicação Social – Ccom.

Deixe uma resposta