Encerramento do I Salão Nacional de Arte Santeira – Piauí e o XVII Salão de Arte Santeira do Piauí

Encerramento do I Salão Nacional de Arte Santeira – Piauí e o XVII Salão de Arte Santeira do Piauí

Encerra hoje (06), o XVII SALÃO DE ARTE SANTEIRA DO PIAUÍ e o I SALÃO NACIONAL DE ARTE SANTEIRA – PIAUÍ, o evento que foi uma ação do Governo do Estado do Piauí juntamente a Secretaria do Estado de Cultura do Piauí – SECULT e a Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense – SUDARPI.

Na sua abertura do salão estiveram presentes O Secretário de Cultura Fábio novo, Superintendente do Artesanato Piauiense Jordão Costa, o Gerente de Relacionamento da Equatorial Luíz Carlos Cardoso, Nayara Rodrigues Coordenadora do Programa do Artesanato Brasileiro – PAB, Beatriz Freitas Coordenadora do Artesanato de São Paulo, Patricia Liebmann Coordenadora do Artesanato do Ceará e Josiane Gaboardi Gestora de Atividades Culturais do Estado do do Mato Grosso do Sul.

O evento teve como objetivo a valorização da arte, da cultura e impulsionar a comercialização do artesanato piauiense, reunindo obras de 8 artesãos de outros estados como São Paulo, Rio de janeiro, Belo Horizonte, Maranhão e Goiás, para que possamos conhecer as outras culturas em arte santeira de todo Brasil, como também reuniu 14 mestres e/ou artesãos renomados piauienses.

“O Salão é  sem dúvida um evento que garante o reconhecimento e a valorização de um trabalho que é tão ímpar como esse que o artesão piauiense carrega. Abrir o Salão para território nacional evidenciou a relação da técnica — entalhe e esculturas sacras em madeira — também tão comum em outras regiões do país, como São Paulo. A participação do artesão Alexandre Eufrasio com duas obras traz muito orgulho para o nosso Estado”, declarou Beatriz Freitas.  

Superintendente Jordão Costa e as coordenadoras PAB, Ceará, São Paulo e a Gestora de Mato Grosso.

A SUDARPI prestou homenagem a Roberto Broder, um grande incentivador do artesanato, como também,  lançou três projetos que estão sendo desenvolvidos em parcerias com outras instituições como o Cred Artesão, Escola Piauiense de Artesanato  e o Catálogo do Artesanato Piauiense. 

Neste mesmo dia, foram divulgados os resultados da premiação e entrega dos troféus aos artesãos contemplados e suas peças ficaram expostas para comercialização durante todo o período do evento. Na programação estava marcado uma visita técnica aos polos do artesanato piauiense com a coordenadora do PAB e os demais coordenadores dos estados presentes. 

Entrega do Troféu ao artesão André
  • Cred Artesão: 

A Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense – SUDARPI juntamente com o a Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí – Piauí Fomento, apresenta o projeto “Cred Artesão”, que tem como objetivo atender as necessidades de recursos para capital de giro do Artesão Empreendedor Individual (MEI) e Informal, destinado a implantação, diversificação, modernização e ampliação de negócios. O projeto irá financiar por meio do capital de giro destinado a compra de mercadorias, insumos e matérias primas, assim como receber também um investimento fixo ou misto destinado a aquisição de máquinas e equipamentos.

  • Escola Piauiense de Artesanato:

A Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense – SUDARPI em parceria com a Secretária de Estado da Educação – SEDUC, apresentou o projeto da Escola Piauiense de Artesanato que funcionará na Central de Artesanato Mestre Dezinho.  Pertencendo a rede estadual de ensino, será a primeira Escola Pública de Artesanato do Brasil, a reforma e adequação do espaço onde irá funcionar começam neste mês de dezembro e as matrículas se iniciam no mês de Janeiro/2022, juntamente com as matrículas da rede estadual de ensino. A Escola levará o nome da artesã Antônia Marques Vieira, mais conhecida como Toinha Vieira, grande nome para o artesanato piauiense. 

  • Catálogo de Artesanato do Estado do Piauí:

A Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense – SUDARPI em parceria com a Coordenadoria de Comunicação Social – Ccom, apresentou o primeiro catálogo de Artesanato do Estado do Piauí que contemplarão cerca de 10 (dez) municípios e reunirá a apresentação das principais técnicas artesanais do Estado do Piauí. Esse catálogo tem por objetivo resgatar, perpetuar e divulgar as principais técnicas e os principais pólos de artesanato do estado. 

Joseane Broder recebendo a homenagem ao Roberto Broder
  • Homenagem ao Roberto Broder:

O Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Cultura – SECULT e da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense – SUDARPI, homenageou Roberto Broder, que foi diretor-presidente da Empresa de Turismo do Piauí (Piemtur), vice-prefeito de Parnaíba, empresário da construção civil, industrial de cosmético e diretor do Instituto Euvaldo Lodi, por reconhecimento nos serviços prestados na Central de Artesanato Mestre Dezinho representando assim a cultura piauiense e por ser um grande incentivador do artesanato.

  • Visita Técnica:

Durante os dias 19 e 20 de novembro aconteceu a visita técnica pelos municípios polos do artesanato piauiense. Em São João da Varjota  na Comunidade do Potes, que evidencia trabalhos artesanais feitos com cerâmica e traz consigo um cenário religioso, que faz parte de uma herança do passado característico  de pessoas que em sua maioria são descendentes de antigos escravos. No município de Oeiras foram apresentadas as instalações da secretaria de Indústria e Comércio, do Centro de Artesanato, firmaram-se também a parceria da carteira do artesão e capacitações, assim como também a Feira do Artesão para o ano de 2022. 

Visita em Oeiras

Passando por Floriano pode-se conhecer e acompanhar de perto todo o trabalho com Cerâmica branca de argila, produzida no bairro Curtume. Além da qualidade dos produtos, destaca-se a matéria prima em sua forma mais escura, mas que depois que a peça é moldada e levada ao forno para assar, ela fica branca, é de uma raridade, encontrada apenas em Floriano e na Grécia, segundo especialistas. 

No Parque Nacional Serra da Capivara, apresentaram-se uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza. O Boqueirão da Pedra Furada é um belo cartão-postal, o maior sítio arqueológico do parque, contendo cerca de mais  1.000 pinturas rupestres, que costumam retratar episódios da vida cotidiana pré-histórica. Toda a Valorização cultural e patrimonial dentro de um contexto histórico riquíssimo, mostra-nos o quanto o nosso estado é grande e de um potencial sem tamanho.

“Agradeço imensamente à SUDARPI pela oportunidade de conhecer de perto os processos já utilizados, as ações desempenhadas e as  necessidades dos artesãos. É extremamente importante para a condução do nosso trabalho como gestor público no desenvolvimento de políticas públicas para o setor artesanal dependem da percepção dos problemas existentes para que possam ser definidos os objetivos a serem alcançados de forma a dar aplicabilidade à finalidade do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), tanto a nível Nacional quanto a nível estadual, que é coordenar e desenvolver atividades que visem valorizar o artesão e desenvolver o artesanato com ações voltadas à geração de renda, aproveitamento das vocações regionais, preservação das culturas locais e capacitação dos artesãos para o mercado competitivo”, afirmou Nayara Rodrigues, Coordenadora do PAB. 

Esse projeto foi uma parceria com o Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria do Estado de Cultura-SECULT, e a Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense- SUDARPI. Fizeram parte da visita técnica o Superintendente do Artesanato Piauiense Jordão Costa, Nayara Rodrigues Coordenadora do Programa do Artesanato Brasileiro – PAB, Beatriz Freitas Coordenadora do Artesanato de São Paulo, Patricia Liebmann Coordenadora do Artesanato do Ceará e Josiane Gaboardi Gestora de Atividades Culturais do Estado do do Mato Grosso do Sul e equipe SUDARPI.

3 Comentários

Josete carmo ribeiro gonçalves, instagram @artesdajo__ Publicado em12:28 - 7 de dezembro de 2021

Adorei a iniciativa de uma escola de artesão, sou artesã e pos graduada em arteterapia,
Mas gostaria de participar dessa escola.
Como aluna ñ sei se é possivel, tenho 68 anos.

    Ana Luíza Sousa Publicado em09:20 - 9 de dezembro de 2021

    Estamos ansiosos para começar nossas atividades. Para acompanhar de perto esse processo e mais informações nos acompanhe nas redes sociais @artesanatopiauiense.

    Ana Luíza Sousa Publicado em09:23 - 9 de dezembro de 2021

    Você pode participar sim como nossa aluna.

Deixe uma resposta