Conheça os contemplados pela ação patrimônio vivo desenvolvido pela SECULT-PI
O Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Estado da Cultura – SECULT/PI, com assistência técnica do Conselho Estadual de Cultura – CEC, selecionou este ano 30 mestres ou grupos da cultura popular, através do Edital do Patrimônio Vivo do Piauí- RPV-PI que atende a Lei Estadual nº 5.816, de 16 de dezembro de 2008, regulamentada pelo Decreto Estadual nº 19.467, de 19 de fevereiro de 2021. Lei essa que recebe o nome de Cineas Santos, em homenagem ao professor, editor e produtor cultural, um dos maiores admiradores da ação.
O objetivo deste edital é beneficiar com aporte financeiro mestres e grupos que atuam em ofícios tradicionais piauienses reconhecidos no Brasil e no mundo, como arte santeira, renda de bilro ou manifestações culturais ligadas à dança, música e literatura de cordel, para que possam transmitir seus conhecimentos e experiências e, assim, perpetuar esses ofícios, ajudando a manter viva essa importante tradição da nossa cultura piauiense.
“Após a realização de todos os trâmites legais, as pessoas e grupos selecionados passarão a receber uma bolsa mensal, e em troca elas estarão disponíveis para repassar, de diversas formas, os valores da nossa cultura popular. Esse registro será transcrito em um Livro de Tombo que ficará à disposição pública, e a pessoa passa a receber o título de Patrimônio Vivo do Piauí”, afirma o secretário estadual da Cultura, Fábio Novo.
O RPV-PI visa estimular e proteger iniciativas que contribuem para o desenvolvimento sociocultural e profissional dos artistas piauienses, que almejam a transmissão de seus conhecimentos e técnicas através de cursos de programas de ensino e aprendizagem apoiados diretamente pela SECULT- PI.
Foram contemplados cerca de 30 profissionais, como o artesão João Oliveira, que está otimista com o projeto, já que é um custo mensal vitalício e que está sendo inovando aqui no Piauí, já que alguns outros estados como Pernambuco, já adotaram esse projeto e está atuante.
Confira a lista divulgada pela SECULT-PI dos selecionados em anexo:
Deixe uma resposta