Raimundo Gomes Vieira Juntai

“Que abriu um caminho à liberdade!”.

Raimundo Gomes Vieira Jutai, conhecido como Cara Prêta, nasceu em Campo Maior – Piauí. Era vaqueiro e exercia a sua atividade nas fazendas do Padre Inácio Mendes de Morais e Silva, vigário da freguesia do Arari (MA).

Foi o primeiro líder da Balaiada – movimento popular contra as oligarquias do Piauí e do Maranhão, iniciando sua luta em dezembro de 1838, através da adesão de pequenos fazendeiros, negros, índios e outras que se irmanavam no sofrimento e na opressão para dar um brado de liberdade no Meio-Norte brasileiro.

Raimundo Gomes invadiu a cadeia pública de Vila da Manga, libertando seu irmão e os demais prisioneiros que, por determinação do governo provincial, deveriam cumprir o serviço militar obrigatório. Contando com a adesão das tropas policiais, o movimento tomou a Vila local, apresentando em seguida um manifesto exigindo: o fim das arbitrariedades do governo, como a Lei dos Prefeitos, o respeito às garantias individuais e a expulsão dos portugueses da província e a adesão ao movimento o fez avançar sobre as cidades da província, tendo como prática comum a libertação dos presos das cadeias.

Organizou acampamentos e propôs a paz mediante conquistas políticas. Foi o mais persistente e o último a se render – em janeiro de 1841. Aceitou a anistia, porém foi assassinado no porão do navio que o levava a São Paulo, onde seria exilado.

Fontes consultadas:

>> Balaiada: ação e explosão

>> BASTOS, Cláudio de Albuquerque. Dicionário Histórico e Geográfico do Estado do Piauí. Teresina: Fundação Cultura Monsenhor Chaves, 1994, p. 600.

>> Raimundo Gomes Vieira Jutaí, comandante-em-chefe das forças Bem-te-vi