Sudarpi lança projeto de curadoria Casa do Artesão Design Mestre Albertino
O projeto de curadoria vai ampliar o desenvolvimento comercial e consolidar o artesanato piauiense enquanto setor econômico.
O Governo do Estado, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), lança o projeto Casa do Artesão Design Mestre Albertino, que tem como objetivo realizar a curadoria de peças artesanais piauienses.
O artesanato do Estado do Piauí é bastante diversificado e possui uma variedade de técnicas de produção artesanal, que combinam um conjunto de habilidades e procedimentos. Pensando nisso, a Sudarpi desenvolveu um projeto de curadoria para ampliar o desenvolvimento comercial e consolidar este ofício enquanto setor econômico.
De acordo com o superintendente do Artesanato Piauiense, Ícaro Machado, um dos intuitos do projeto é desenvolver ações de valorização e fortalecimento dos artesãos. “Ao lançar a Casa do Artesão Design Mestre Albertino criamos uma referência ímpar na curadoria, comercialização e divulgação dos produtos artesanais, proporcionando aos artesãos um ambiente propício para expandir seus negócios. Além disso, buscamos consolidar o artesanato enquanto setor socioeconômico, preservando as características da cultura e da identidade piauiense”, destaca.
A iniciativa leva o nome do artesão Mestre Albertino, por reconhecer e celebrar sua contribuição significativa para o artesanato piauiense através do seu legado na Arte Santeira. Além de ser uma forma de honrar sua memória, destaca a qualidade e a autenticidade do seu trabalho que hoje serve de inspiração para os artesãos e apreciadores da arte.
Uma das primeiras ações que o projeto abraça é a participação do artesanato na maior Mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo – CASACOR Piauí. E para consolidar o projeto será divulgado um edital para a seleção de produtos artesanais, através da curadoria da Casa do Artesão Design Mestre Albertino, para a comercialização na Mostra.
Segundo a gerente da Casa do Artesão Design Mestre Albertino, Juliana Galvão, esse projeto é uma etapa importante para transformar o artesanato piauiense em uma vitrine nacional. “Através da curadoria especializada podemos incentivar, valorizar e divulgar as peças artesanais que foram produzidas com técnicas e habilidades. Além disso, contamos uma história que representa nossa cultura, nossa identidade e agregamos valor econômico a isso”, frisa.
6 Comentários