CASACOR Piauí tem início nesta quinta-feira (16) e o artesanato piauiense será vitrine no evento
O artesanato será a vitrine do Piauí na primeira edição da maior Mostra de Arquitetura, Design, Arte e Paisagismo das Américas.
A primeira edição da CASACOR Piauí começa nesta quinta-feira (16), com o tema “De presente, o agora”, convidando o público a celebrar a ancestralidade e o legado para as próximas gerações. E o artesanato piauiense com suas potencialidades, técnicas e variedades será a vitrine neste grande evento.
O Governo do Piauí, por meio por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT) e da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (SUDARPI) promove ações de valorização e fortalecimento dos artesãos e das artesãs, bem como suas entidades representativas. Além disso, busca consolidar o artesanato enquanto setor econômico, preservando as características da cultura e da identidade piauiense.
Os artesãos combinam habilidades tradicionais com uma abordagem contemporânea, criando peças únicas e inovadoras que encontram espaço tanto nos mercados locais quanto internacionais. A cestaria, a opala, a tecelagem, o bordado, a arte santeira são exemplos do valioso e diversificado artesanato piauiense. É nesse contexto, que o artesanato ganha destaque no espaço Casa do Artesão Design Mestre Albertino, que vai funcionar dentro da CASACOR Piauí.
De acordo com o Superintendente do Artesanato Piauiense, Ícaro Machado, a ideia de ter um espaço exclusivo que evidencia o artesanato é uma oportunidade única e que servirá de inspiração para outras ações. “Um espaço exclusivo de artesanato idealizado para a CASACOR é incrível, pois esse evento integra artesanato, design, urbanismo, paisagismo com arquitetura. É um espaço de experimentação e que promove muita oportunidade para o artesanato piauiense. Temos certeza que a partir dessa política pública a gente vai alcançar um novo patamar para o nosso artesanato”, finaliza.
Sobre a mostra
A CASACOR Piauí 2024 tem início no dia 16 de maio e segue até o dia 30 de junho. O cenário escolhido foi uma casa, localizada na Av. Zequinha Freire, 225, Santa Isabel, Teresina – PI, projetada pelo arquiteto Gustavo Almeida, em 1992, com mais de 7.500m² de área e uma casa de 2 pavimentos, com amplos jardins e espaços a serem erguidos ao ar livre, totalizando aproximadamente 30 ambientes em exposição, incluindo serviços gastronômicos, lojas e espaços para encontros e eventos, durante mais de 40 dias.
Nesse espaço serão reunidos inúmeros profissionais, fornecedores e público que constituem um grande ambiente de negócios, movimentando um importante setor da economia do estado do Piauí.
A CASACOR é reconhecida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. Anualmente, o evento reúne renomados arquitetos, designers de interiores e paisagistas em 21 praças nacionais e mais seis internacionais.
Deixe uma resposta