Artesanato piauiense será destaque nas comemorações de 10 anos da Secult

Artesanato piauiense será destaque nas comemorações de 10 anos da Secult

A Sudarpi preparou uma programação especial que acontecerá entre os dias 27 e 29 de junho, em Teresina.

O artesanato é uma das riquezas mais emblemáticas do estado, refletindo a potencialidade criativa e o talento dos artesãos piauienses. Para marcar as comemorações dos 10 anos de criação da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), a Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi) preparou uma programação especial que acontecerá entre os dias 27 e 29 de junho, em Teresina.

Como órgão vinculado à Secult, a Sudarpi terá participação ativa nas ações comemorativas, reforçando o papel estratégico do artesanato nas políticas públicas culturais do Governo do Estado. A programação inclui a realização de uma exposição da Casa do Artesão Design Mestre Albertino, que ocorrerá na Galeria do Clube dos Diários, nos dias 27 de junho (sexta-feira), a partir das 19h, e 28 de junho (sábado), às 17h. A mostra reunirá peças que passaram por um processo de curadoria e que evidenciam a diversidade de técnicas, materiais e saberes tradicionais presentes na produção artesanal piauiense.

Encerrando a programação, no domingo (29), acontecerá a tradicional Feirinha Verde e a Feira de Artesanato, na Praça Pedro II, no Centro de Teresina. O evento reunirá artesãos que terão a oportunidade de expor e comercializar seus produtos diretamente ao público. A iniciativa busca ampliar a visibilidade do artesanato piauiense e gerar oportunidades de renda para os artesãos.

Além das atividades externas, a Central de Artesanato Mestre Dezinho também terá horário especial de funcionamento no domingo (29), aberto ao público das 8h às 13h, oferecendo uma variedade de peças artesanais de diversas cidades do estado.

De acordo com o superintendente da Sudarpi, Ícaro Machado, a expectativa é que as ações ampliem as vendas diretas e fortaleçam a visibilidade do trabalho dos artesãos piauienses. “Nossa missão é promover o artesanato como fonte de renda, expressão cultural e elemento de identidade do Piauí. Essa semana de comemorações reforça esse compromisso e valoriza o talento dos nossos artesãos”, destaca.

Deixe uma resposta