ENTREGA DE CARTEIRAS PARA OS ARTESÃOS VALENCIANOS ATRAVÉS DO PROJETO A TEIA

Foto: Fabiana Santo

O Governo do Estado, A Secretaria de Estado da Cultura – SECULT, através da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense – SUDARPI, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Valença -PI realizaram ontem, (15) de setembro, a entrega de carteiras para 47 artesãos.

O evento faz parte do calendário que antecede o aniversário de 259 anos do município de Valença que aconteceu no auditório do colégio Santo Antônio,  contou com a participação do Prefeito Marcelo Costa, a Secretária de Cultura e Turismo Lilian Cavalcante, os vereadores, secretários e artesãos valencianos.  Representando a SUDARPI a diretora Joseane Mendes e a coordenadora de Emissão de Carteiras Regina Brito.

“Hoje é um marco na história de Valença,  mais uma conquista da nossa administração em parceria com o governo do Estado, através da SUDARPI.  Fico imensamente feliz que nos festejos que antecederam o aniversário da nossa cidade tenha acontecido a entrega de carteiras dos artesãos e artesãs, pois é fundamental para o crescimento desses profissionais” afirmou Marcelo Costa,

O cadastro e emissão das carteiras é uma parceria entre o Governo do Estado com os municípios e faz parte dos eixos do Projeto da Teia do Artesanato Piauiense, que tem como objetivo efetivar políticas públicas que atendam os artesãos, valorizando e reconhecendo as culturas locais  fortalecendo a cadeia produtiva de divulgação e a comercialização.

Para a Diretora da SUDARPI Joseane Mendes o projeto a Teia, “Através das ações do mapeamento, ajudou a articular diferentes parceiros que contribuem direta ou indiretamente para a difusão da cultura e do artesanato piauiense. Nessa parceria, instituições do Governo, prefeituras municipais, o Sebrae através das salas do empreendedor e as associações e cooperativas construíram uma rede de comunicação para que pudéssemos chegar a todos os artesãos e artesãs do estado do Piauí ”,  declarou.

“A cidade de Valença tem muitos artesãos, não tínhamos conclusões dos trabalhos, não conseguimos desenvolver oficinas, participar de feiras em outros estados. Em parceria com o Superintendente Jordão Costa da SUDARPI, conhecemos o projeto a teia, e cadastramos os artesãos” , contou Lilian Cavalcante.

Por meio do Projeto a Teia podemos identificar e mapear os artesãos, quais são as tipologias, técnicas produzidas por eles em cada território de desenvolvimento, quais comunidades pertencem tradicional e/ou originária e os principais problemas enfrentados na produção do artesanato. Garantindo assim, a identidade profissional e o acesso aos benefícios da carteira do artesão que são: Direitos programas de financiamento; Isenção de ICMS na comercialização dos produtos; acesso à nota fiscal avulsa de emissão eletrônica (e-NFA); participação em feiras, eventos nacionais e internacionais, a oficinas de capacitação e qualificação.

O cadastro pode ser preenchido através do endereço eletrônico: https://www.artesanatopiauiense.pi.gov.br/ acesso ou por  um formulário impresso. Assim como, para realizar o cadastro, o artesão deve dirigir-se à sala do empreendedor, à prefeitura do seu município, à secretaria de cultura, à uma associação ou cooperativa de artesanato.