Participação de artistas piauienses no 14ª Salão do Artesanato em Brasilia rendeu cerca de 127 mil em vendas

Participação de artistas piauienses no 14ª Salão do Artesanato em Brasilia rendeu cerca de 127 mil em vendas

14º SALÃO DE ARTESANATO

A Secretaria do Estado da Cultura- SECULT através da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense – SUDARPI em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), promoveram o Edital de Chamamento Público nº 02/2021, que selecionou 10 representantes piauienses, entre eles artistas individuais e/ou Mestres Artesãos e Entidades Representativas (associação, cooperativa ou grupo produtivo) do artesanato para participar do 14º Salão do Artesanato- Raízes Brasileiras. 

O evento aconteceu em Brasilia – DF, durante os dias 27 de novembro a 31 de outubro, na arena de eventos Pátio Brasil Shopping e rendeu cerca de 127 mil , marcando assim a retomada das atividades comerciais pós inicio de pandemia, já que durante os primeiros meses ficaram impossibilitados de apresentarem suas peças ao publico. 

O Superintende Jordão costa falou sobre o destaque do Piauí no 14º Salão do Artesanato, “O salão representou a retomada da nossa participação em feiras presenciais e tivemos um resultados significativo que superou nossas expectativas. Ficamos na 6º colocação em volume de vendas entre os 23 estados que participaram, agora nossa expectativa está voltada para os Salões de Arte Santeira – Piauí e para Fenearte que acontece em Recife”, pontuou.

Considerado uns dos maiores eventos do centro-oeste, o Salão do Artesanato que está na sua 14º edição, criado em 2009, tem sido um meio de apresentação anual de riquezas do artesanato brasileiro e neste ano reuniu cerca de  500 artesãos de 23 unidades da Federação para o evento. O objetivo do evento era promover a exportação e a comercialização durante o salão, cada estado estava sendo representado em um estande.

Para Josielton Sousa, artesão há 25 anos, as feiras promovidas pelo PAB tem uma grande importancia por agregar valor ao seu artesanato e proporcionar o sustento aos artesões de todo o Brasil, “Foi uma feira muito boa e superou todas as minhas expectativas apesar estarmos ainda em pandemia e muitos ainda estarem com receio”, completou. 

Durante os 5 dias de comercialização, aqueles que passaram por lá, poderam apreciar toda a beleza e história de cada peça que representa artesanato piauiense e brasileiro. Concluindo assim, a sua proposta de divulgação e comercialização dos produtos artesanais brasileiros.

Deixe uma resposta