Nota de Pesar: Mestre Expedito

Mestre Expedito

A Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (SUDARPI) comunica, com profundo pesar, a morte de Expedito Antônio dos Santos, o Mestre Expedito, um dos maiores artesãos do estado.

Mestre Expedito, é um dos mais importantes representantes da arte santeira do Piauí, que tem o mestre Dezinho como seu maior expoente. Autodidata, já naquela época, sem que ninguém ensinasse, fazia ex-votos para as procissões, que por lá eram chamados de “milagres”.

Expedito nasceu em Domingos Mourão, Piauí, no ano de 1932. Desde a infância, o mestre experimentou várias linguagens artísticas do desenho à escultura, passando pela música. Suas primeiras peças foram “ex-votos”, como mãos e pés talhados na madeira. Aventurou-se nos ofícios de carpinteiro, sapateiro, pedreiro, ferreiro e fabricante de instrumentos musicais.

Em nome da SUDARPI, o Superintende Jordão Costa lamenta a perda e se solidariza com a família e amigos do artesão.